Cuidados com a barba: ritual para deixá-la bonita e saudável

por | 7 maio, 2021

5 min. de leitura

Muitos homens almejam ter uma barba longa, bem preenchida e com aspecto saudável. E, embora os pelos faciais cresçam mais rápido que os cabelos, é preciso seguir uma série de cuidados com a barba para que você alcance o visual desejado.

Não tem ideia de por onde começar? Então fique com a gente até o final deste artigo que vamos ajudar você.

Dicas para manter sua barba em dia

Apare os fios

Se você quer seguir firme e forte rumo a uma barba grande, saiba que é preciso sempre seguir fazendo a sua manutenção, inclusive cortando-a.

Esse é um erro frequente de muitos barbudos iniciantes: acreditar que é só deixar crescer tudo e pronto. Mas saiba que a etapa de aparar os fios é essencial para criar o formato desejado e alinhar os pelos.

Observe o crescimento para saber quando é hora de cortar as pontas. Em geral, o recomendado é que barbas mais curtas sejam aparadas a cada duas semanas. Já as mais longas podem ficar até, no máximo, um mês sem corte.

Dica para facilitar o processo: molhe a barba com água morna. Isso facilita o corte, pois os fios ficam mais macios e maleáveis.

Homem apara a barba com tesoura

Faça retoques para evidenciar o formato

Por maior que seja a sua barba, é preciso entender qual é o desenho que você almeja e gostaria de manter.

Não precisa voltar ao barbeiro toda semana, mas é importante saber se você deseja uma barba mais arredondada, quadrada, longa no queixo e curta dos lados, e assim por diante.

Lembra quando você tinha a barba mais curta? Quantas vezes na semana você precisava se barbear? Mantenha essa mesma frequência para a retirada dos excessos nas bochechas e no pescoço.

Quando essas regiões estão bem demarcadas, você acaba dando uma maior evidência para a barba, que pode até parecer mais longa.

Cuide da sua pele

Antes mesmo de abordarmos sobre a limpeza da barba, é essencial que falemos sobre a pele do homem de barba.

Para muitos homens, principalmente para os jovens adultos, pode ocorrer uma maior produção de espinhas ao deixar a barba crescer. Se você costumava manter os fios curtos, ao deixá-los longos sua pele pode acabar criando mais oleosidade que o normal.

Mas não se preocupe, é possível resolver isso lavando o rosto duas vezes ao dia. Existem sabonetes líquidos especiais para a pele do rosto, que ajudam a controlar a produção de óleo.

Homem com barba seca o rosto com toalha

Barba comprida exige mais limpeza

Muita gente acredita que somente a água que corre na hora do banho já é o suficiente para limpar a barba. Esse é um erro bem comum em quem está deixando a barba comprida pela primeira vez.

O que ocorre é que, na verdade, se não houver uma lavagem direcionada à barba, você pode intensificar o acúmulo de impurezas entre a pele e os pelos.

E isso pode ocasionar tanto problemas na pele, como o entupimento de poros, quanto na barba, que fica opaca e sem vida.

Portanto, na hora do banho, dedique alguns minutos para lavar sua barba com produtos específicos. Dê atenção também para a secagem e escovação da barba.

A seguir, vamos explicar o procedimento em detalhes.

Passo a passo de cuidados com a barba todos os dias

A seguir nós vamos enumerar as etapas que você deve seguir no dia a dia:

1. Shampoo

Você já reparou na quantidade de produtos específicos para o rosto existentes no mercado? Então você já deve imaginar que não podemos usar cosméticos corporais na pele da face — afinal, ela possui uma sensibilidade diferente.

E esse aprendizado se aplica quando for lavar a barba. Como você deve imaginar, o shampoo de cabelos não serve para os pelos do rosto. Isso porque os pelos e a pele desta parte diferem, com níveis de pH e sensibilidade distintos.

Então, na hora do banho, aplique um shampoo específico para barbas e esfregue para tirar todas as sujeiras possíveis. E não precisa aplicar em grande quantidade! Meça conforme o comprimento dos seus fios — o ideal é fazer apenas um pouco de espuma.

2. Condicionador

Após enxaguar para remover o shampoo, utilize o condicionador para barba, aplicando o produto apenas nas pontas dos fios.

Esta etapa de cuidados com barba grande ajuda a dar a sensação de maciez. Além disso, o condicionador também auxilia no controle do frizz.

Deixe o produto agir por cerca de dois minutos e lave com água em abundância para retirar.

3. Óleo ou bálsamo

Você verá que existem inúmeras opções no mercado e pode ficar na dúvida de qual escolher. Em resumo, o papel do óleo e do bálsamo é o mesmo: dar uma dose extra de hidratação, devolvendo nutrientes ao fio.

Essa dica serve para quem sente que a barba está ressecada, mas não precisa ser seguida diariamente, e sim conforme você sentir a necessidade.

Os óleos são mais recomendados para os fios mais longos, já que o ideal é passar apenas nas pontas e evitar tocar a pele para não causar espinhas.

Já o bálsamo tem uma textura mais pastosa e pode ajudar a controlar os fios, mantendo uma aparência saudável.

Ambos não precisam de enxágue.

Homem passa creme na barba

4. Cera modeladora

Esta é a etapa de finalização e não é obrigatória, mas serve para colocar ordem nos fios. Você pode aplicar o produto e moldar o desenho da barba com a mão ou com a ajuda de um pente.

A cera ainda ajuda a deixar sua barba perfumada!

Assim como nossos cabelos, os pelos faciais tem características próprias. Vá descobrindo as particularidades da sua barba, siga o nosso passo a passo de cuidados com a barba e alcance a barba dos sonhos!

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Cuidados com a pele masculina: veja os cuidados com o seu rosto - Blog Bem Panvel - […] ao pelo e permitem um efeito mais suave e preciso sem ressecar a pele masculina. Considere que barbear-se todos…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest