Blog Bem Panvel

Cronograma capilar: conheça as etapas para a recuperação dos fios

Por 
 | 
13/05/2021
4 min. de leitura

Em um período no qual as visitas aos salões de beleza se tornaram menos frequentes, as alternativas para cuidar do cabelo em casa têm ganhado ainda mais popularidade. E assim, a rotina de cuidados que começou pela pele, especialmente a do rosto, a famosa skin care ampliou-se para as madeixas: é o haircare, mais conhecido como cronograma capilar.

O objetivo é recuperar a saúde, vitalidade, maciez e brilho dos fios danificados pela exposição ao sol, cloro, água quente, poluição, secador, chapinha ou químicos. "Tanto as ferramentas de calor quanto os procedimentos químicos ou os fatores ambientais atingem o cabelo e podem danificá-lo. Por isso, o cronograma capilar deve ser planejado a partir do diagnóstico das necessidades de cada pessoa", explica a dermatologista e tricologista Tamara Tavares, membro da Sociedade Brasileira do Cabelo.

Como é realizado o cronograma capilar?

O tratamento é dividido em três etapas que ajudam na recuperação da fibra capilar, atuando contra o ressecamento, oleosidade, quebra e problemas como o corte químico, um dano profundo causado por procedimentos químicos. Conheça cada uma delas:

  • Hidratação: Repõe a água e os nutrientes perdidos por meio do calor e das atividades diárias. A falta de hidratação tende a deixar os cabelos secos, opacos, sem vida, sem brilho. É uma etapa comum a quase todos os tipos de cabelos.
  • Nutrição: Tem a função de restituir os lipídios, óleos produzidos naturalmente pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo. Nos cabelos secos, as glândulas sebáceas vão produzir menos lipídios, deixando os fios com as cutículas abertas. Já nos mais oleosos, o lipídio é produzido em excesso. Por isso, essa nutrição deve ser pensada para cada tipo de cabelo.
  • Reconstrução: Reconstitui a massa capilar, que dá forma ao cabelo. Essa massa é formada especialmente pela queratina, uma substância composta por 20 aminoácidos responsáveis por fortalecer e dar elasticidade aos fios. É uma etapa importante sobretudo para quem realizou procedimentos químicos nos cabelos recentemente.

Como construir um cronograma capilar?

Ainda que seja realizado em casa, o melhor cronograma capilar é o que contempla uma avaliação completa e detalhada do couro cabeludo e da estrutura dos fios. Isso é possível por meio da tricoscopia capilar, realizada no consultório de um dermatologista.

Se essa opção não estiver ao seu alcance, é possível fazer um teste de porosidade em casa. Veja o passo a passo:

  • Encha um copo com água
  • Coloque um fio de cabelo dentro do recipiente
  • Espere alguns segundos até observar se o fio boia, flutua ou afunda
  • O fio que afunda tem alta porosidade e precisa de reconstrução.
  • Se o fio boiar, ele tem baixa porosidade: sua maior necessidade é a hidratação no couro cabeludo para melhorar o frizz e aspecto seco.
  • Se o fio fica no meio do copo, as cutículas não estão abertas nem fechadas, estão no meio termo: precisa tanto de reconstrução quanto de nutrição.

Agora que você sabe o que é cada uma das etapas do cronograma capilar e consegue identificar o que seu cabelo precisa, descubra na tabela abaixo os ingredientes ou compostos que cada creme/produto deve ter para ser considerado de hidratação, nutrição ou reconstrução:

Depois de identificar os ativos que o seu cabelo precisa, pode dar início ao cronograma capilar, incluindo três procedimentos a cada semana, esperando pelo menos 48 horas entre um tratamento e outro. Todas as etapas do cronograma capilar estão interligadas e se complementam entre si. Por isso, ainda que o seu cabelo precise mais de uma delas, as demais também são importantes: não haverá muito efeito apenas nutrir os fios se eles não estiverem suficientemente hidratados para absorver os nutrientes, por exemplo.

Como cada tipo de cabelo terá uma necessidade, o cronograma capilar de cada pessoa será diferente, dependendo da estrutura do fio (liso, ondulado, cacheado, crespo) e se ele passou por alguma química como alisamento, mechas ou progressiva. Se tiver dúvidas, o ideal é realizar o exame de tricoscopia capilar para investigar a fundo os fios.

Ao iniciar o seu cronograma capilar, lembre-se que os produtos, sozinhos, não operam milagres. Por isso, capriche também na alimentação equilibrada e a ingestão de água, que são fundamentais para manter a hidratação, flexibilidade e brilho das madeixas!

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

3 comments on “Cronograma capilar: conheça as etapas para a recuperação dos fios”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu