Blog Bem Panvel

Conheça os cuidados com a pele em cada fase da vida

Por 
 | 
25/12/2020
5 min. de leitura

Qual atenção você tem dedicado à sua pele? Com o passar dos anos, ela sofre mudanças que exigem diferentes cuidados. Se nos bebês o foco é a prevenção das dermatites pelo contato com as fraldas, nos idosos, recomenda-se foco na hidratação. Isso sem falar em rotinas como o uso do protetor solar, que devem ser mantidos em todas as faixas etárias. 

Por isso, preparamos esse pequeno manual com lições para cuidar da pele ao longo de todas as fases. A ideia é que a rotina de cuidados vá além do skincare, priorizando também a alimentação e o consumo adequado de água. Leia para descobrir se você está seguindo o passo a passo indicado ou para descobrir novas práticas que fazem bem à sua pele!  

Bebês - Proteção contra dermatites e brotoejas  

Proteger a pele que fica em contato com a região das fraldas é o principal cuidado na primeira fase da vida. É nessa época que também costumam ocorrer irritações ou alergias, também conhecidas como dermatites. 

A indicação da dermato Fernanda é observar se os produtos para os bebês são indicados para o corpo inteiro. "É preciso ter cuidado quando passar algum creme. Ainda que a área corporal da pele seja menor, vai ter uma absorção grande", explica a médica. 

  • Utilize sabonetes e hidratantes específicos para proteger a pele de irritações, sobretudo na região das fraldas 
  • Evite os banhos muito longos, pois favorecem o ressecamento da pele 
  • Com a chegada do verão, amplie a atenção às roupas, com preferência sempre para as de algodão 
  • O verão também pede cuidado com a temperatura do ambiente, deixando-o sempre ventilado para evitar o aparecimento de brotoejas - bolhas avermelhadas ou brancas  
  • Aos seis meses, os bebês devem começar a usar protetores solares específicos para a idade. 
proteção solar

Crianças - Protetor solar e lavagem de machucados 

Na infância, a atenção com o sol vai ser o principal cuidado para todos os pequenos que não tenham problemas de ressecamento extremo de pele. O filtro solar comum pode ser usado a partir dos dois anos - antes disso, opte pelas fórmulas específicas para bebês. É nessa faixa etária, também, que as brincadeiras podem ter consequências para além da exposição solar, com machucados e ralados. Veja as dicas: 

  • Proteja a pele da criança antes de qualquer exposição ao astro rei, incluindo brincadeiras e passeios ao ar livre 
  • Lave a ferida de ralados e cortes superficiais com água e sabão ou com soro fisiológico, sem esfregar 
  • Pequenos ferimentos podem ser cobertos com curativos ou gaze e esparadrapos, realizados sempre com as mãos bem limpas 
  • Troque os curativos duas vezes ao dia até concluir o processo de cicatrização 
  • Procure um médico em casos de cortes profundos, mordidas de animais e queimaduras. 

Adolescentes - Hora de tratar da acne 

A época das espinhas desperta nos adolescentes as primeiras preocupações com os cuidados com a pele do rosto. Junto aos estímulos hormonais, surgem os problemas com a oleosidade. "Não são todos os adolescentes que precisam, mas a grande maioria entra nesse quadro de oleosidade excessiva, e os produtos podem controlar essa questão", afirma a dermato Fernanda Fachinello. 

Você tem um jovem nessa faixa etária em casa? Veja as orientações: 

  • Lavar o rosto duas vezes ao dia - pela manhã e à noite - para eliminar sujeira, maquiagem e excesso de óleo que obstruem os poros 
  • Jamais espremer as espinhas, para que não provoquem cicatrizes 
  • Produtos como sabonete antiacne e shampoos para cabelos oleosos devem ser usados conforme prescrição de um dermatologista 
  • Aproveite a consulta com o dermato para que ele esclareça todas as dúvidas e ensine uma rotina de cuidados saudáveis para a pele do adolescente 
  • Estimule a autonomia do adolescente para cuidar da própria pele incorporando o uso do filtro solar no rosto e no corpo antes de atividades ao ar livre. 

Adultos - Cuidados antienvelhecimento 

Depois que os problemas com acne ficarem para trás, os primeiros anos da fase adulta podem ser dedicados ao cuidado da pele desde outra perspectiva. "Esses tratamentos devem ser tomados após a avaliação de um profissional. O dermato saberá como direcionar o tratamento se ainda persiste alguma oleosidade na pele, por exemplo", explica Fernanda.  

Produtos para combater o envelhecimento podem ser usados a partir dos 20 anos, mas há quem deixe para adotá-los a partir dos 30 anos - e tudo bem! Mas lembre-se que, quanto antes você incorporá-los à sua rotina, melhor serão os resultados. Veja mais dicas: 

  • A fotoproteção é um cuidado permanente que deve ser natural na rotina 
  • Para o rosto, escolha produtos anti-idade com vitamina D, antioxidantes, ácido hialurônico ou ácidos retinóicos 
  • Não esqueça do corpo! A escolha de um bom hidratante é uma das mais importantes e deve considerar o tipo de pele a ser tratada 
  • Além do uso dos produtos, os hábitos são determinantes para a boa saúde da pele, especialmente a do rosto. Por isso, evite o cigarro, tenha um consumo adequado de água e prefira alimentos saudáveis! 
cuidados com a pele

Idosos - Hidratação 

Chegamos à fase na qual manter a hidratação é o principal foco para a saúde da pele. Nessa faixa etária, o ressecamento pode causar focos de coceira pelo corpo. Além disso, idosos perdem colágeno, deixando a pele mais fina e propensa a rompimentos mais frequentes caso não seja hidratada.  

Em zonas mais expostas, podem aparecer manchas e lesões pré-cancerígenas que devem ser avaliadas por um dermatologista imediatamente. As batidas podem provocar hematomas mais facilmente, assim como o diabetes pode alterar a pele, deixando-a mais ressecada em algumas partes do corpo. Por isso: 

  • Mantenha uma rotina de hidratação de todo o corpo após o banho 
  • Prefira hidratantes com propriedades umectantes, que melhoram a quantidade de água, e emolientes, que aumentam a camada de gordura do corpo 
  • O rosto pede cremes específicos que aliam a hidratação à ação antienvelhecimento. Renove a consulta com o dermato para atualizar as propriedades dos produtos indicados para a região 
  • Proteja os lábios com hidratante específico ou fotoprotetor labial 
  • A proteção solar é obrigatória. Além dos filtros, use bonés, chapéus, óculos e, se possível, roupas compridas que protejam o corpo 
  • O consumo de antioxidantes tanto na alimentação (eles estão presentes em tomates, uvas, cenouras e laranjas, por exemplo) quanto nos cremes combate a ação dos radicais livres, os grandes vilões do envelhecimento da pele. 

Agora que você está por dentro de todas as dicas, compartilhe as dicas com amigos e família e comece hoje mesmo a dar mais atenção à sua pele! 

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

3 comments on “Conheça os cuidados com a pele em cada fase da vida”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu