Blog Bem Panvel

Saiba como ocorre o envelhecimento da pele e a rotina de cuidados para amenizá-lo

Por 
 | 
25/10/2022
4 min. de leitura

A pele do rosto é um cartão de visitas tanto para eles quanto para elas. Mas, vamos combinar, para a mulher, o cuidado com a pele começa na adolescência e segue a vida toda. O envelhecimento da pele ocorre lentamente e é determinado tanto pela genética de cada pessoa quanto por seus hábitos de vida.

O dermatologista André Lauth explica que os primeiros sinais do envelhecimento da pele são notados antes mesmo dos 30 anos e incluem o aumento das olheiras e o surgimento de sulcos nasolabiais, as linhas no rosto que vão do canto do nariz até o canto externo do contorno da boca,  o popular bigode chinês.

“Os 30 anos são uma idade chave, onde o corpo realmente começa a perder a capacidade de produzir substâncias essenciais à saúde da pele, como o colágeno, a elastina e o ácido hialurônico. O colágeno é responsável principalmente pela sustentação da pele, A elastina, pela elasticidade e o ácido hialurônico, pela hidratação”, conta o médico.

Menopausa acelera envelhecimento

Na menopausa, quando cessa o ciclo menstrual, os efeitos do envelhecimento da pele são mais intensos. Muitas vezes, é preciso ajuda médica para lidar com alterações hormonais. A produção de estrogênio e progesterona diminui, e com isto também reduz a produção de fibras de elastina e colágeno. Por isso, a mulher começa a perceber uma pele mais fina, frágil e ressecada. Há casos em que a mulher nota manchas atípicas, intensificadas de rugas e mais sensibilidade da pele.

“Quanto mais tarde começamos os cuidados com a pele, maior deve ser nosso esforço para recuperar o tempo perdido. Além dos cuidados diários, há inúmeros procedimentos de consultório para ajudar, como aplicação de toxina botulínica, ácido hialurônico, bioestimuladores, lasers e microagulhamento”, explica Lauth.

Cada pele tem particularidades, por isso é importante procurar orientação profissional médica para entender a melhor solução para o seu caso. O dermatologista explica que, em alguns casos, o uso de substâncias por via oral, combinados a uma dieta equilibrada, exercícios  físicos e boas noites de sono completam a rotina de cuidados.

Proteção contra a radiação solar

Já comentamos que os hábitos de vida também influenciam o envelhecimento. Entre eles, a radiação solar é a que mais provoca danos. Você tem usado o protetor solar facial diariamente? “Essa é a medida antienvelhecimento mais eficiente que existe. Deve ser realizada a partir dos seis meses de idade e traz benefícios também para as peles maduras. É importante que o filtro solar seja apropriado ao seu tipo e cor de pele”, afirma o médico.

Usar óculos escuros com proteção UV em ambientes externos também é importante, principalmente para quem tem olhos claros. Isso vai ajudar a evitar doenças como a catarata. Beber e fumar em excesso também são inimigos da aparência saudável das peles maduras. “Quanto mais saudáveis forem os seus hábitos de vida, melhor será a aparência da sua pele, mesmo na terceira idade”, afirma o médico.

Cuidados diários

Ainda que a idade ideal para dar início aos cuidados com a pele varie de acordo com as características físicas e psíquicas de cada pessoa, há dicas que podem auxiliar neste processo. Veja as recomendações do doutor Lauth para a rotina de cuidados com a pele, o skincare:

  • Um bom skincare envolve a limpeza com produtos apropriados a seu tipo de pele (oleosa, mista, seca), aplicação matinal de filtro solar, que deve ser repetida a cada 2 horas se você estiver ao ar livre ou em locais com muita incidência de luz do dia.
  • Na hora de escolher os cremes anti-idade, considere que mais eficientes são aqueles que contêm ácido retinóico, glicólico e outros semelhantes - mas cada pele vai se beneficiar mais com algum deles.
  • A vitamina C e outros antioxidantes, como o ácido hialurônico, anti-glicantes e diversos outros produtos também têm se mostrado eficazes no retardo do envelhecimento, tanto por via tópica quanto injetável e via oral.

O dermatologista sugere evitar skincares muito longos, pois são difíceis de manter e podem até piorar as condições da pele. O conselho de Lauth, para a maioria das pessoas, são cuidados rápidos em dois turnos do dia:

  • Pela manhã, lavar o rosto com água fria, secá-lo, aplicar o anti-idade diurno e, em seguida, o filtro de proteção solar.
  • À noite, aplicar água micelar para remover maquiagem e um sabonete apropriado para seu tipo de pele. Após enxugar o rosto, aplicar o anti-idade noturno.

“Essa rotina leva poucos minutos e será facilmente adaptada ao cotidiano. Pode ser colocada em prática tanto por quem está iniciando os cuidados com a pele quanto por quem já tem a pele madura e busca amenizar o processo de envelhecimento ”, recomenda o dermatologista.

E por aí, como anda a sua rotina de cuidados com a pele? Conte nos comentários e, se precisar, coloque em prática as dicas que trouxemos na matéria.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu