Blog Bem Panvel

Cabelos curvilíneos: veja como mantê-los saudáveis no verão

Por 
 | 
20/12/2021
3 min. de leitura

Ondulados, cacheados, crespos ou, em uma palavra: curvilíneos, Os fios que chamam a atenção pela beleza, movimento e estilo merecem cuidados para que seu brilho não seja ofuscado em pleno verão. Isso porque esse tipo de cabelo, com mais tendência ao ressecamento, está ainda mais exposto às armadilhas da estação quente. 

A maquiadora e cabeleireira Jusse Pitana, especialista em cabelos ondulados, cacheados e crespos, explica que o ressecamento dos fios ocorre porque, diferentemente do cabelo liso, a oleosidade natural do couro cabeludo não consegue ir muito além dos primeiros centímetros do cabelo. "Dependendo da curvatura do fio, a oleosidade pode chegar apenas aos primeiros milímetros. No cabelo liso, essa oleosidade escorrega naturalmente pela extensão do fio", diz Jusse. E é justamente esse um dos motivos pelos quais cabelos ondulados, cacheados e crespos precisam de tratamento mais intensivo.

Os cuidados começam por ficar atenta aos tratamentos semanais. Jusse aconselha a, se possível, fazer pelo menos uma hidratação e uma nutrição a cada semana. "Isso é o famoso cronograma capilar. Se a curvilínea faz mechas ou descoloração, a reconstrução precisa ser feita quinzenalmente. Se ela não faz esse tipo de química, a indicação é de que seja realizada uma vez por mês. Tudo se resume a esses três passos. É o HNR: H de hidratação, N de nutrição e R de reconstrução", afirma a cabeleireira.

De acordo com Jusse, a escolha do shampoo é uma das chaves para manter a saúde dos fios curvilíneos. O ideal é optar por opções sem sulfato (um detergente que agride o couro cabeludo e reduz a oleosidade natural, ressecando os fios). "Sempre que possível, é importante que as curvilíneas adotem shampoos no poo ou low poo, ou seja, usando sem sulfato, com pouca ou nenhuma espuma", indica Jusse.

Uma boa dica da Panvel para limpar delicadamente, higienizando o couro cabeludo e os fios ao mesmo tempo em que condiciona é o shampoo Panvel Hair Therapy Baixo Poo Cachos Poderosos. Formulado com Colágeno Vegetal e D-Pantenol, que cria um filme protetor altamente hidratante, é um produtinho para definir os cachos e controlar o volume, eliminando assim o frizz. Também mantém a naturalidade dos fios, deixando os cachos mais definidos, macios e com brilho.

Se fizer a transição para esse tipo de shampoo, fique atenta também aos finalizadores. Os shampoos de limpeza suave não conseguem retirar dos fios substâncias como o petrolato, que são silicones insolúveis em água, e óleos minerais. "Por isso, é preciso estar de olho nos finalizadores, usar apenas os que não tenham esse tipo de componente, para que não pesem e estraguem os fios", recomenda Jusse.

Quer opções de produtinhos para os fios curvilíneos para encontrar na Panvel mais próxima? O Óleo Capilar Panvel Vert Coco E Argan é ideal para soltar os cachos, amassando-os e soltando-os antes de secá-los. Já a Máscara Capilar Panvel Vert Queratina e Macadâmia é ótima para ser incluída na parte de reconstrução do seu cronograma capilar.

Veja mais dicas de Jusse para deixar seus cachos leves e sedosos durante o verão:

  • Intensificar a rotina de tratamentos HNR, podendo aumentar para duas a três vezes na semana
  • Usar produtos com protetor solar, que protegem do sol
  • Usar chapéu para proteger os fios dos raios solares
  • Escolher bons finalizadores de cachos e ondas
  • Quem tem cabelo com a onda mais aberta pode escolher texturas de creme finalizador, leave-in ou texturizador com texturas mais leves
  • Quem tem cabelos cacheados e crespos pode usar texturas com mais óleos, que vão definir melhor os cachos

Anotou as dicas para desfilar seus fios ondulados, cacheados e crespos brilhosos e radiantes nos dias mais quentes? Não esqueça de proteger os fios assim como protege sua pele!

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

3 comments on “Cabelos curvilíneos: veja como mantê-los saudáveis no verão”

  1. Confio muito na consultoria de jusse, pois acompanho trabalho da mesma nas redes sociais já há um bom tempo e vejo os depoimentos de clientes e também eu e filha somos clientes da mesma também unsbocados de anos! Somos prova que ajusse é ótima em tudo que faz pois está sempre procurando se atualizar.na sua área.

    1. Oi, Marilene! Obrigada pelo carinho! Continue acompanhando nosso blog, estamos sempre com novidades! 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu