Blog Bem Panvel

Dermocosméticos: o que são, quais os tipos e os benefícios

Por 
 | 
10/10/2022
4 min. de leitura

Para manter a pele hidratada e lisinha o ano inteiro, usar bons produtos é parte fundamental. Nesse sentido, os dermocosméticos entram como aliados na hora de reduzir as linhas de expressão, melhorar a saúde da cútis e resolver outros problemas cutâneos.

Em geral, os produtos dermocosméticos passam por um controle de qualidade maior do que os chamados cosméticos e geram efeitos mais duradouros. Mas, o que seriam os dermos, qual sua diferença para os cosméticos e quais os benefícios que se ganha ao fazer uso desses produtos?

Para conhecer as respostas destas perguntas, continue a leitura até o final e descubra uma linha incrível de dermocosméticos para salvar a sua pele.

O que são dermocosméticos?

Os dermocosméticos são uma linha especial de produtos para o cuidado da pele. Em suma, eles possuem elevadas concentrações de ativos farmacológicos que os tornam ótimos para promover um tratamento completo da cútis.

Para conseguirem aprovação por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), os dermos precisam passar por etapas de pesquisa e comprovação científica. Esse cuidado especial faz com que sejam produtos capazes de atingir camadas mais profundas da pele e entregar melhores resultados.

Ao aplicar os produtos dermocosméticos específicos para o seu problema cutâneo, você tem resultados de longo prazo para questões como:

  • Redução de olheiras
  • Diminuição da oleosidade
  • Hidratação da cútis
  • Diminuição da acne
  • Manutenção do tecido epitelial, que fica elástico e firme
  • Redução dos poros
  • Diminuição de rugas e linhas de expressão

Só para ilustrar, o Sérum Ácido Hialurônico 2% + B5 da Linha Panvel Dermativ é um dermocosmético que ajuda a reduzir os efeitos do envelhecimento ao promover uma hidratação prolongada da pele e diminuir as rugas.

Aliás, toda a Linha Panvel Dermativ foi desenvolvida a partir de pesquisas e pode te ajudar nos cuidados diários com a pele do rosto, portanto, vale a pena considerá-la para fazer seu skincare diário.

O que a ANVISA diz sobre os dermocosméticos?

Em suas regulamentações a ANVISA não faz nenhuma especificação sobre dermocosméticos, colocando todos os produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes dentro das mesmas regras.

No entanto, a partir das orientações de conceitos e definições da agência é possível entender que os dermos entram no chamado grupo de produtos de Grau 2. Em síntese, esses produtos são cosméticos que demandam estudos, testes e comprovação científica para atestar sua eficácia.

É justamente isso que os dermocosméticos se propõem: serem produtos farmacológicos com atividade terapêutica ativa, ou seja, que sejam capazes de resolver um problema na pele ou até mesmo prevenir o surgimento de doenças, como é o caso do protetor solar.

Qual a diferença entre cosméticos e dermocosméticos?

Por mais que a agência regulatória não faça uma distinção entre cosméticos e dermocosméticos, o mercado costuma fazê-lo. Portanto, é interessante conseguir diferenciar os conceitos.

Primeiro, os cosméticos são entendidos como produtos com ação instantânea logo após a aplicação. Assim sendo, eles podem alterar a aparência e cor da pele enquanto estão sobre ela. No entanto, seu efeito não é duradouro.

Produtos como maquiagens e desodorantes entram nesta categoria. Afinal, eles alteram a pele (no caso da maquiagem) ou mudam um odor (desodorante), porém, perdem o efeito num curto espaço de tempo.

Segundo, os dermocosméticos são produtos com ação prolongada e combatem um problema cutâneo de dentro para fora. Aqui podem entrar produtos como máscaras faciais, hidratantes, protetores solares, entre outros.

Eles precisam ter comprovação de que são seguros e têm a eficácia que prometem sendo, desse modo menos propensos a causar reações alérgicas e efeitos colaterais. Além disso, antes de serem aprovados, passam por um período de pesquisas e testes.

Quais são os tipos de dermocosméticos?

Existe uma infinidade de produtos e marcas de dermocosméticos. Com isso, o número de produtos deste tipo só cresce. Só para ilustrar, você consegue encontrar dermos em versões de:

  • Cremes
  • Pomadas
  • Séruns
  • Tônicos
  • Sabonetes
  • Cápsulas (consideradas suplementos alimentares)
  • Maquiagens (alguns tipos hipoalergênicos específicos)

Cada vez mais, os dermocosméticos estão sendo reinventados pela indústria. É o caso da linha da Panvel que falamos antes. Só para exemplificar, a rede lançou os produtos Ácido Hialurônico 150mg e Resveratrol 165mg. Ambos são comercializados em embalagens com 30 cápsulas e aliam praticidade e tratamento anti-idade.

Quais os benefícios dos dermocosméticos?

Considerado como um intermediário entre os cosméticos e os medicamentos, os dermocosméticos possuem benefícios evidentes para quem faz o uso deles. Dentre estes, pode-se citar:

  • Cuidado para que as pesquisas dos efeitos sejam rigorosas;
  • São, na sua maioria, hipoalergênicos;
  • Produzem resultados mais prolongados;
  • Contém alta concentração de fármacos;
  • Costumam não ter conservantes;
  • Atuam na prevenção de problemas dermatológicos.

Onde encontrar os melhores produtos?

Com tantas opções de dermocosméticos, contar com uma rede que oferece as melhores marcas e ainda uma linha própria com resultados incríveis é muito interessante. Nesse sentido, a Panvel possui uma seção completa com os produtos mais bem avaliados do mercado.

Quer conferir todas as opções e as novidades? Então veja a linha completa aqui.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu