Blog Bem Panvel

Transpiração infantil: saiba quando começa e a partir de que idade usar o desodorante

Por 
 | 
23/12/2022
3 min. de leitura

Suar é um processo que ajuda a equilibrar o organismo e normalizar a temperatura do corpo. Os adultos já estão acostumados à transpiração, mas quando percebem um excesso de suor ou mau cheiro nas crianças, costumam ter dúvidas sobre qual o momento ideal para que elas comecem a usar desodorante. Se você tem filhos, ainda vai passar por isso, se é que já não passou!

A pediatra Marjorie Uber Iurk explica que transpiração é um termo que se refere ao suor em qualquer parte do corpo, como cabeça, couro cabeludo, pescoço e axilas. É um processo que acontece desde o nascimento: até os bebês transpiram, em algumas partes mais, em outras, menos.

Na puberdade, porém, meninas e meninos experimentam mudanças hormonais como as das glândulas apócrinas, localizadas nas axilas. Elas começam a produzir suor, e as bactérias começam a decompo-lo, produzindo o mau cheiro.

“É comum que isso ocorra a partir dos oito anos nas meninas e dos nove anos nos meninos. Antes disso, não é normal e o pediatra deve ser consultado”, orienta a pediatra.

Como é de se imaginar, a atividade física intensa, as altas temperaturas do verão e as situações de estresse físico e psicológico podem desencadear episódios de suor excessivo e com mau cheiro.

“O importante é que todas as vezes que os pais notarem um cheirinho nas axilas antes dos oito ou nove anos, questionem o pediatra para verificar se está tudo bem, pois pode ser um indicativo de puberdade precoce. Se estiver tudo bem, o uso de desodorantes pode ter início”, explica Marjorie.

Quando usar o primeiro desodorante?

A pediatra também explica que não há uma idade a partir da qual seja necessário ou permitido usar desodorante infantil. O uso do produto deve começar tão logo a necessidade apareça. “Há inúmeros tipos de desodorante no mercado. O ideal é que se comece sem ingredientes nocivos, como o alumínio. É uma substância que pode ter efeitos nocivos no organismo. O ideal é evitar”, afirma a médica.

A diferença entre desodorante e antitranspirante

A principal função do desodorante é amenizar as bactérias do suor e todo o processo que leva ao aparecimento do odor desagradável. Assim, ainda que a criança continue suando, não terá o mau cheiro característico da secreção. “A recomendação é usar desodorante se necessário, de acordo com o crescimento da criança e dos sinais de puberdade”, afirma Marjorie, lembrando que há uma grande opção de desodorantes infantis disponíveis para a escolha dos pais.

Já os antitranspirantes sãodesodorantes que contêm sal de alumínio para, além do odor, diminuir também a transpiração. Como a função do alumínio é reduzir a transpiração, todos os desodorantes antitranspirantes têm este ingrediente na composição.

Desodorantes infantis

Os desodorantes infantis costumam ser a melhor opção para o uso em crianças. As fórmulas  são desenvolvidas para a pele sensível desta faixa etária e geralmente são livres de ingredientes como alumínio e álcool. As fórmulas são dermatologicamente testadas para evitar irritações.

Ficou na dúvida sobre qual desodorante infantil escolher? Procure consultar o pediatra para fazer a escolha mais adequada.

Além disso, a higiene é fundamental para evitar o mau cheiro do suor em crianças. Veja as dicas:

  • O banho diário é obrigatório. Além disso, pode-se lavar a região das axilas com sabão neutro (sem químicos ou parabenos) pela manhã e à noite.
  • Também é recomendado trocar a roupa com mais frequência (trocar no início da tarde a muda vestida pela manhã).
  • Peças de fibras naturais, como o algodão, são as mais recomendadas. Roupas de tecidos sintéticos favorecem o mau cheiro do suor.
  • O uso de perfumes diretamente nas axilas é desaconselhado: pode causar irritação e sensibilidade alérgica.
  • Ao sair do banho, deve-se secar bem cada parte do corpo para evitar a proliferação de bactérias.
Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

4 comments on “Transpiração infantil: saiba quando começa e a partir de que idade usar o desodorante”

    1. Olá, Elimar! Ficamos felizes em saber que gostou de nosso conteúdo aqui no Blog Panvel. Continue nos acompanhando para mais novidades e informações sobre saúde, e #FiqueBem 💙

    1. Olá, Iolanda! Ficamos felizes em saber que você gostou do nosso conteúdo sobre transpiração infantil aqui no Blog Panvel. Continue acompanhando nosso blog para mais novidades sobre saúde, beleza e bem-estar!

      Conte com a Panvel que #FicaTudoBem 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu