Blog Bem Panvel

Dia do Pediatra: consulte o especialista para entender o calendário de vacinação

Por 
 | 
27/07/2021
5 min. de leitura

A vacinação infantil garante a saúde dos pequenos desde os primeiros dias de vida e é fundamental para a prevenção e erradicação de doenças. No dia 27 de julho, comemoramos o Dia do Pediatra, a quem as mamães, os papais e familiares devem recorrer sempre que se sentirem inseguros em relação ao tema.

O pediatra é o profissional mais indicado para tratar do tema e esclarecer dúvidas sobre o calendário de vacinação, que se estende do nascimento à adolescência.

Ao longo das últimas décadas, muitas doenças foram erradicadas no Brasil e no mundo devido à imunização em massa da população. Entre elas a poliomielite, sarampo, rubéola, tétano e coqueluche, enfermidades que as novas gerações praticamente desconhecem.

O que é e como funciona o calendário de vacinação?

O calendário de vacinação é um cronograma de imunizações de rotina elaborado pelo Ministério da Saúde e Secretarias Estaduais de Saúde. Entidades civis, como a Sociedade Brasileira de Pediatria, também podem propor calendários.

Revisado anualmente, os calendários podem variar conforme cada região do Brasil, pois as doenças circulam de forma diferente no país.

Para determinar o conjunto de vacinas que integra o calendário de vacinação, fatores distintos são levados em conta. Por exemplo, a existência ou não de epidemias, circulação e importância da doença a ser prevenida e a disponibilidade de uma vacina segura e eficaz. 

Os planos de vacinação em massa asseguram o controle das doenças e a imunização geral da população. Atualmente, o Plano Nacional de Vacinação prevê vacinas para bebês e crianças, mas também para adolescentes, idosos, povos indígenas, adultos e gestantes.

A Panvel disponibiliza em seu site um calendário de vacinação por faixa etária.

Entenda qual a importância da vacinação de crianças

O dito popular “prevenir é melhor que remediar” é batido, mas verdadeiro, principalmente no caso da vacinação de crianças, que garante um crescimento imune a uma série de doenças.

Como os pequenos possuem um sistema imunológico ainda em construção, a cada vacina o corpo adquire novos anticorpos contra vírus e bactérias de doenças graves, além de evitar a circulação e disseminação de doenças entre os adultos.

A vacinação dos bebês já começa nos primeiros dias de vida, com a BCG, que previne a tuberculose, doença grave e infecciosa que pode levar à morte. Outras vacinas exigem que as crianças estejam um pouco mais crescidas e, por isso, seguir o calendário é importante.

Dia do Pediatra, menina toma vacina

O que fazer quando o calendário de vacinação está atrasado?

Com a pandemia de coronavírus, o medo de sair de casa fez com que muitos pais atrasassem a vacinação das crianças. Se isso aconteceu com você, não entre pânico, é possível correr atrás do prejuízo.

Nesses casos não é necessário tomar todas as doses novamente, pois a vacina dada não é “perdida”. Para aquelas em que é necessária mais de uma dose, a imunização continuará de onde parou. O pediatra poderá indicar ajustes de dose em casos excepcionais.

Conheça as vacinas oferecidas pela Panvel Clinic

Para manter o calendário de vacinação infantil em dia, a Panvel Clinic oferece um completo mix de vacinas. Confira a seguir quais estão disponíveis e quais doenças elas protegem:

  • Tríplice Bacteriana Acelular Infantil – DTPa: difteria, tétano e coqueluche.
  • Haemophilus Influenzae Tipo B – Hib: doenças causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b, principalmente meningite.
  • Hepatite B: Infecção do fígado (hepatite) causada pelo vírus da hepatite B.
  • Pneumocócicas Conjugadas 10 (VPC10): previne cerca de 70% das doenças graves (pneumonia, meningite, otite) em crianças, causadas por dez sorotipos de pneumococos.
  • Pneumocócicas Conjugadas 13 (VPC13): previne cerca de 90% das doenças graves (pneumonia, meningite, otite) em crianças, causadas por 13 sorotipos de pneumococos.
  • Rotavírus: doença diarreica causada por rotavírus.
  • Hepatite A: hepatite A.
  • Meningocócica Conjugada Quadrivalente (ACWY): meningites e infecções generalizadas (doenças meningocócicas) causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.
  • Meningocócica B: meningites e infecções generalizadas (doenças meningocócicas) causadas pela bactéria meningococo do tipo B.
  • Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola) (SCR): Sarampo, caxumba e rubéola.
  • Varicela (catapora): varicela (catapora).
  • Combinadas à DTPa: DTPa-VIP/Hib - difteria, tétano, coqueluche, meningite por Haemophilus influenzae tipo b e poliomielite. E DTPa-VIP-HB/Hib - difteria, tétano, coqueluche, meningite por Haemophilus influenzae tipo b, poliomielite e hepatite B.
  • Febre Amarela
  • Pneumocócica Polissacarídica 23-valente (VPP23): doenças causadas por 23 tipos de pneumococos.
  • Tríplice Bacteriana Acelular do Tipo Adulto (dTpa): difteria, tétano e coqueluche.
  • Combinada de Hepatite A e B: infecções do fígado (hepatites) causadas pelos vírus da hepatite A e hepatite B.
  • Herpes Zóster: o herpes zóster, popularmente conhecido como “cobreiro”, e sua principal complicação, a neuropatia pós-herpética, responsável por dor crônica, prolongada, de difícil controle e extremamente debilitante.
  • HPV4: Infecções persistentes e lesões pré-cancerosas causadas pelos tipos de HPV 6,11,16,18. Também previne o câncer de colo do útero, da vulva, da vagina, do ânus e verrugas genitais (condiloma).
  • Tríplice Bacteriana Acelular do Tipo Adulto com Poliomielite (dTpa-VIP): difteria, tétano, coqueluche e poliomielite.

Além dos imunizantes, a Panvel conta com farmacêuticos habilitados e salas individualizadas. Para sua comodidade, o serviço é agendado pelo site no dia e horário da sua preferência. Você pode escolher a unidade mais próxima que possui o serviço de vacinação.

A vacinação é um gesto importante de prevenção individual e de cidadania, pois minimiza a possibilidade de epidemias e garante a erradicação de doenças por mais tempo. Vacine-se!

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu