Blog Bem Panvel

Câncer de próstata: quanto mais precoce o diagnóstico, maior a chance de cura

Por 
 | 
17/11/2021
2 min. de leitura

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Assim como o câncer de mama, se diagnosticado precocemente, possui chances de cura muito grandes.

Estudos mostram que entre os principais fatores de risco para o câncer de próstata estão a raça e a genética. “Sabemos que os afrodescendentes apresentam uma tendência maior, assim como os fatores genéticos, tanto que a prevalência da doença aumenta à medida que aumentam o número de familiares com histórico”, destaca o urologista do Centro Integrado de Oncologia do HMD, Dr. Herbert Sauer.

"Na grande maioria dos casos, o câncer de próstata é diagnosticado em uma fase assintomática, mas, para isso, é preciso existir uma vontade do paciente procurar uma avaliação, como prevenção. Geralmente, quando os sintomas aparecem, temos o risco de uma doença avançada e eventualmente não mais curável. Por isso a importância do diagnóstico precoce, que aumenta muito a chance de cura”, explica o Dr. Alan Azambuja, Coordenador Médico do Centro Integrado de Oncologia

Principais fatores de risco:

A partir de que idade se deve iniciar os exames de rotina para diagnóstico?

Exames de rotina devem ser feitos a partir dos 50 anos para público em geral, pacientes que tem histórico na família e afrodescendentes devem iniciar os cuidados aos 45 anos.

Quais os principais exames?

  • Exame de sangue Antígeno Prostático Específico (PSA);
  • Exame de toque.

Na Panvel Clinic você encontra o exame rápido de próstata, que pode ser feito em pessoas com idade entre 45 e 70 anos, esse teste laboratorial ajuda a detectar a doença, mas lembre-se de sempre procurar um médico ou profissional da área da saúde.

É preciso fazer os dois exames?

Sim, pois determinados tumores não aparecem no resultado do PSA, sendo possível serem diagnosticados apenas com o exame de toque. Por isso, a necessidade dos dois exames. Mas fique tranquilo, fale com um profissional de saúde para que tire suas dúvidas sobre cada procedimento.

Agende sua consulta através dos canais de comunicação do HMD, faça o rastreamento e previna-se!

Para mais conteúdos como esse continue acompanhando nosso blog.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu