Blog Bem Panvel

Vida fitness: confira nossas dicas de hábitos saudáveis

Por 
 | 
08/06/2021
4 min. de leitura

Todo dia é dia de manter a saúde, o corpo e a mente equilibrados. Desenvolver bons hábitos é fundamental para uma vida fitness.

Já passou o tempo que uma vida saudável era sinônimo de horas na academia, uma dieta demasiadamente restritiva e uma rotina extenuante.

Todas essas noções estão vinculadas a uma perspectiva focada exclusivamente em um visual atlético. Contudo, um corpo saudável será a consequência de uma conjunção de hábitos que levarão à vida fitness, não o contrário.

Neste post, preparamos dicas para você manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo.

O que é uma vida fitness?

O termo em inglês fitness, originalmente, corresponde à capacidade do corpo humano de realizar as tarefas diárias de maneira eficiente e saudável, sem dores ou cansaço.

É ultrapassada a noção de que a vida fitness está relacionada a privações e sofrimentos. Ao contrário: ela é o resultado do cultivo de bons hábitos alimentares, sono adequado, exercícios físicos e mentais. Em suma, uma vida equilbrada.

Hábitos de uma vida fitness

A seguir, detalhamos dicas em várias categorias de nossa rotina que levam a uma vida melhor e mais saudável.

Alimentação

Para um corpo funcionar de maneira eficiente é preciso uma alimentação adequada. Portanto, para garantir o funcionamento do organismo de maneira equilibrada, evite alimentos ultraprocessados, frituras e gorduras saturadas.

Uma alternativa é fazer um balanço entre carboidratos (tubérculos como batatas ou massas), óleos (azeite de oliva, abacate, etc.) e proteínas (peixes, ovos ou carnes). Combine esses macronutrientes com os micronutrientesvitaminas e minerais — presentes em frutas, verduras e legumes. Sem exageros.

Hidratação

Há no senso comum a ideia de que é preciso tomar dois litros de água por dia, mas, na verdade, essa quantidade pode variar de acordo com o peso e o clima do lugar onde a pessoa vive.

Existe um cálculo bem simples para saber qual a quantidade ideal para manter seu corpo hidratado e a saúde em dia: multiplique seu peso corporal por 35, que é o valor adequado de mililitros de água por quilo, e pronto.

O resultado é a quantidade de água diária, em mililitros, que você deve consumir. Por exemplo, uma pessoa saudável de 50kg deve ingerir 1,75 litros por dia, enquanto uma pessoa de 100kg precisa de 3,5 litros.

Pessoas com doenças crônicas, no entanto, precisam de orientação médica quanto à necessidade diária de ingestão de água.

Vida fitness, mulher bebendo água

Sono adequado

A vida cada dia mais agitada e os dispositivos eletrônicos que nos mantêm despertos à noite nos tiram a atenção devida ao sono. Mas dormir bem é tão importante quanto se alimentar bem.

Embora a média ideal para um adulto seja de 8 horas por noite, o mais importante é que a pessoa se sinta bem e disposta depois de dormir. Uma das principais consequências da privação do sono é a alteração no apetite, que leva as pessoas a comerem alimentos calóricos.

A National Sleep Foundation, associação dos Estados Unidos que estuda questões relacionadas ao sono, estabeleceu critérios de avaliação da qualidade do sono. Conheça alguns itens da lista:

  • Adormecer em até 30 minutos
  • Acordar no máximo uma vez de madrugada (ou duas, se você é idoso)
  • Dormir durante 85% do tempo que você está na cama
  • Tirar um cochilo de no máximo 20 minutos
  • Passar no máximo 20 minutos acordado ao longo da noite quando você desperta do sono (ou 30 minutos, se você é idoso)

Exercícios

Escolher uma atividade física que você goste e lhe motive a continuar é essencial para manter uma rotina fitness.

Às vezes, o exercício da moda não é exatamente aquilo que você mais gosta, então não abra mão da sua preferência e mantenha o hábito, isso é fundamental.

Pode ser qualquer coisa, desde uma atividade mais intensa, como o crossfit, até uma caminhada.

Convém não focar demasiadamente na perda de peso ou na busca de um ideal de beleza a curto prazo. Lembre-se que um visual saudável é resultado de bons hábitos, e não o contrário.

Separe um horário na sua rotina para os exercícios e siga as orientações médicas.

Saúde mental

Buscar uma rotina com menos estresse é fundamental para manter a saúde mental em dia. Os hábitos da vida fitness, que, aparentemente, são voltados apenas para o corpo, na verdade são os mesmos que mantêm a mente saudável.

Então cultive uma alimentação equilibrada, tenha um bom sono, pratique exercícios e reserve um tempo para ver as pessoas queridas. Não deixe de aproveitar a natureza e procure atividades que lhe dão prazer.

Conclusão

Hoje, o conceito de vida fitness é compreendido de maneira mais integral, descolado de uma noção muito centrada na aparência do corpo.

Viver de maneira saudável pode até ser uma revolução, mas está longe de ser dolorosa — é uma mudança que torna a vida mais prazerosa.

Conheça os produtos Fitness da Panvel e encontre os melhores itens para manter o corpo e a mente em dia, saudáveis e com energia para todas as tarefas do dia a dia.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

One comment on “Vida fitness: confira nossas dicas de hábitos saudáveis”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu