Blog Bem Panvel

Gripe ou resfriado? O que é cada um e como identificar

Por 
 | 
12/04/2021
4 min. de leitura

Você sabe diferenciar quando tem gripe ou resfriado? Os sintomas muitas vezes são parecidos, o que pode acabar confundindo muita gente. Mas há diferenças que indicam qual das duas doenças você pegou.

No post de hoje, vamos ver quais são essas diferenças. Além disso, também explicaremos o que fazer em cada caso. Então, se você quer descobrir como saber se é gripe ou resfriado, continue lendo!

O que é gripe

A gripe é uma doença causada por um vírus chamado Influenza, que apresenta variados tipos. Os mais frequentes são os vírus Influenza A e B, mas há outros, como o H1N1 (da gripe suína) e o H5N1 (da gripe aviária).

Mais comum no inverno, a gripe ataca as vias respiratórias. A contaminação normalmente acontece quando a pessoa inala partículas contaminadas, que ficam no ar. Por isso, para evitar a transmissão, é preciso que o doente proteja a boca ou o nariz ao tossir ou espirrar.

Depois que o doente é infectado, os sintomas da gripe podem demorar até quatro dias para se manifestarem. Esses sintomas da gripe envolvem febre alta (acima de 38ºC), tosse, dor no corpo, calafrio, coriza e dor de garganta ou de cabeça.

Quando o quadro do doente é simples, a gripe não deve durar mais de uma semana. Mas algumas complicações da doença podem levar à pneumonia.

Agora que você já entendeu o que caracteriza a gripe, vamos ver o que é o resfriado? Confira a seguir.

Gripe ou resfriado. Mulher afere temperatura

O que é resfriado?

Se a gripe é causada pelo vírus Influenza, o resfriado é causado por diversos tipos de vírus. Os sintomas mais comuns do resfriado são parecidos com os da gripe e incluem febre leve, dor de ouvido ou garganta, espirros, tosse, congestão nasal e cansaço.

A contaminação por vírus que causam resfriado se dá pelo ar ou pelo contato físico com partículas contaminadas. Afinal, o vírus infecta o corpo por meio das mucosas da boca, dos olhos ou do nariz.

Para evitar a transmissão dos vírus que causam os resfriados, também é importante proteger a boca ao tossir ou usar lenços de papel para o nariz. No geral, a doença é autolimitada e não dura mais do que sete dias.

Então, embora o resfriado possa ser confundido com a gripe, não se trata da mesma doença. A seguir, vamos ver qual delas é mais forte.

O que é mais forte: gripe ou resfriado?

Normalmente, o doente com resfriado apresenta um quadro mais leve do que alguém contaminado pelo vírus da gripe. Afinal, neste último caso o paciente pode desenvolver complicações como a pneumonia, que exige cuidados especiais.

De qualquer modo, é preciso tratar os sintomas nos dois casos para melhorar a qualidade de vida do paciente. Além disso, para um tratamento eficiente, é necessário saber se a doença em questão é gripe ou resfriado. A seguir, vamos mostrar como identificar cada caso. Mas não esqueça de sempre procurar um médico se sentir qualquer sintoma.

Gripe ou resfriado. Mulher com dor de garganta

Como saber se é gripe ou resfriado?

Os médicos costumam fazer um diagnóstico clínico da gripe e do resfriado, baseando-se apenas no relato dos sintomas por parte do paciente. Mas alguns exames laboratoriais podem ser exigidos para identificar casos de pneumonia, por exemplo.

Como falamos antes, quadros mais graves indicam a contaminação pelo vírus da gripe, já que os sintomas desta doença são mais severos. Isso ajuda a identificar cada caso.

A gripe pode até incapacitar o doente para o trabalho durante o período agudo da doença. Já o resfriado, embora gere indisposição no doente, não o deixa tão "derrubado".

Por isso, evitar a automedicação e procurar ajuda profissional é tão importante na hora de tratar as doenças. Mas o que é recomendado em caso de gripe ou resfriado? Veja no próximo tópico.

O que é bom para gripe ou resfriado?

Por não serem doenças graves na maioria dos casos, a gripe e o resfriado não exigem tratamentos muito invasivos. Mas, então, qual o remédio para gripe ou resfriado?

É possível aliar medidas caseiras, como o uso de chás e inalação, a tratamentos à base de medicamentos analgésicos e antitérmicos. A hidratação e o repouso também são bem importantes no tratamento de resfriado ou gripe.

Além disso, a gripe pode ser prevenida por meio da vacinação anual. Medidas de higiene, como lavar as mãos, também são bastante eficientes para prevenir a contaminação pelos vírus.

Mais uma vez, reforçamos a recomendação de consultar um médico em caso de sintomas e não se automedicar.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe o link com seus amigos e navegue pelo nosso blog para conferir mais artigos. Se ficou com dúvidas ou tem sugestões, deixe um comentário abaixo.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

4 comments on “Gripe ou resfriado? O que é cada um e como identificar”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu