Blog Bem Panvel

Dia Mundial da Saúde: construindo um mundo mais justo e saudável

Por 
 | 
07/04/2021
3 min. de leitura

Ela é sempre o primeiro desejo a cada aniversário ou virada de ano, e sua importância se tornou ainda mais evidente durante a pandemia de Covid-19. Mas você sabia que a saúde também tem seu dia no calendário? É o Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta quarta-feira, 7 de abril.

Criada em 1950, a data busca conscientizar sobre todos os aspectos envolvidos com a nossa saúde. A escolha do 7 de abril não se deu por acaso. Foi neste dia, em 1948, que nasceu a Organização Mundial da Saúde (OMS), responsável por elaborar os padrões internacionais, estimular a cooperação internacional na área e criar listas de remédios essenciais.

Um ano após a Covid-19 mudar a forma como vivemos, o tema do Dia Mundial da Saúde 2021, "Construindo um mundo mais justo e saudável", fala sobre as dificuldades impostas pelo vírus. Isso porque a pandemia tornou mais visível as desigualdades no acesso a uma vida saudável e aos serviços de saúde de acordo com as condições em que cada pessoa nasce, cresce, vive e trabalha.

"A Covid-19 afetou duramente todos os países, mas seu impacto foi mais forte nas comunidades que já enfrentavam vulnerabilidade significativa e que estão mais expostas a doenças, têm menos acesso a serviços de atendimento médico de qualidade e mais probabilidade de experimentar consequências adversas devido ao resultado das medidas implementadas para conter a pandemia", explica a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), vinculada à OMS.

Por meio desta mensagem, a OMS pede aos líderes mundiais a garantia de que todas as pessoas tenham acesso a condições de vida e de trabalho que favoreçam a boa saúde e que monitorem as desigualdades nesta área.

E para você, o que significa ter saúde?

Uma das definições mais comuns é que ela se trata do conjunto de condições em que um organismo exerce normalmente todas as suas funções. Nesse sentido, a pandemia mostrou, definitivamente, que a saúde mental importa e que o bem-estar mental é tão valioso quanto o bem-estar físico.

Enquanto a saúde física é entendida como um corpo livre de doenças, em pleno funcionamento, a saúde mental é o estado no qual nos sentimos capazes de apreciar a vida, trabalhar e administrar nossas próprias emoções. E quando a saúde mental está prejudicada, os sintomas não costumam ser tão óbvios quanto os da saúde física. Você já leu nosso post sobre como cuidar bem da sua saúde mental?

O estado ideal é aquele no qual tanto a saúde física quanto a saúde mental estão em dia para uma rotina equilibrada e com qualidade de vida. Quando se fala em saúde, cada atitude importa para que possamos sempre desfrutar do melhor estado do nosso corpo e da nossa mente. Por isso, da alimentação saudável a uma boa noite de sono, passando pela prática de exercícios, os profissionais entrevistados para o Blog Bem Panvel ao longo dos últimos meses reiteram a importância de se adotar um estilo de vida saudável para se sentir bem e envelhecer com qualidade de vida.

Você já espiou todos os nossos conteúdos com dicas para atravessar a pandemia com saúde?

O Dia Mundial da Saúde 2021 é comemorado neste 7 de abril, mas o Blog Bem Panvel é um aliado da sua saúde ao longo de todo o calendário. Continue acompanhando nossos conteúdos para ficar por dentro de mais dicas e novidades para cuidar bem do seu bem maior!

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

One comment on “Dia Mundial da Saúde: construindo um mundo mais justo e saudável”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu