Blog Bem Panvel

Nutricosméticos: conheça os suplementos da beleza

Por 
 | 
24/03/2021
4 min. de leitura

Às vezes chamados de “cápsulas da beleza”, os nutricosméticos ainda geram muitas dúvidas e curiosidades em quem busca opções extra para os cuidados diários de beleza.

Se você está tentando entender mais sobre esse tipo de suplementação, acompanhe o artigo até o fim que nós vamos explicar tudo!

O que são nutricosméticos?

Nutricosméticos são um reforço vitamínico que ajuda a criar, de dentro para fora, uma maior proteção contra os radicais livres, que são os responsáveis pelo envelhecimento da pele.

Portanto, as cápsulas ou soluções em pó de nutricosméticos causam, principalmente, efeitos estéticos na pele, nos cabelos e nas unhas.

Estes produtos são feitos a partir de substâncias orgânicas e funcionam como uma dose extra de nutrientes, que auxiliam na manutenção do corpo.

Isso porque, por mais saudável e rica que seja sua dieta, nem sempre é possível absorver a quantidade ideal de vitaminas a partir da comida.

É por isso que os nutricosméticos podem ser considerados uma suplementação à alimentação, direcionada aos cuidados de saúde e beleza.

Quais os principais benefícios dos nutricosméticos?

Assim como utilizamos cremes para o rosto, esmaltes fortalecedores para unhas e produtos para hidratar os cabelos, podemos utilizar os nutricosméticos para estimular internamente a saúde dessas partes do corpo — é justamente por isso que são conhecidos como os suplementos da beleza.

Quando tratamos de dentro para fora, podemos ainda prevenir o envelhecimento.

Cada produto tem uma prescrição específica, mas abaixo listamos alguns dos principais benefícios que podem ser alcançados com o uso de nutricosméticos:

  • Estímulo na produção de colágeno;
  • Ação fotoprotetora;
  • Auxílio com problemas de pele, como acne e melasma;
  • Melhora na hidratação;
  • Aceleração do bronzeamento de forma saudável;
  • Prevenção da queda dos cabelos e estímulo de novos fios.

Para quem são indicados os nutricosméticos?

A ingestão desses elementos proporciona efeitos antioxidantes, o que ajuda a frear a ação dos radicais livres no corpo — eles são responsáveis pelos efeitos que percebemos de envelhecimento, principalmente da pele.

Portanto, os nutricosméticos são indicados para todas as pessoas que querem melhorar o aspecto da pele, cabelo e unhas.

Como são extraídos de elementos naturais, não há contraindicação — salvo os casos de alérgicos e pessoas veganas, que devem se atentar para não utilizar produtos com componentes de origem animal.

Não há uma recomendação ou limite de idade, mas vale buscar aconselhamento médico para encontrar o produto ideal para os seus objetivos.

Se você já faz algum acompanhamento com nutricionista ou dermatologista, converse com o profissional que ele certamente terá as melhores indicações para o seu perfil.

Quanto tempo demora para o nutricosmético fazer efeito?

O tempo varia de acordo com o produto e finalidade. Mas, em geral, as cápsulas devem ser ingeridas por no mínimo 60 dias para que os efeitos comecem a ser vistos.

Este tipo de suplementação de nutrientes é indicado para uso a longo prazo e até mesmo contínuo quando o objetivo é melhorar a pele — afinal, o envelhecimento é natural e nunca para, mas sempre pode ser amenizado.

Quando o foco for nos cabelos, unhas ou algum tratamento específico como o bronzeamento, siga as instruções indicadas na bula do produto.

Nutricosméticos_ aspecto da pele

Quais os principais tipos de nutricosméticos?

Existem diversas substâncias que podem contribuir na luta contra os radicais livres. Estes são os principais componentes dos produtos nutricosméticos:

Colágeno

Atua como uma espécie de cola em nosso organismo, fornecendo aumento na elasticidade, hidratação e resistência. O colágeno é positivo tanto para manter a pele firme como na saúde de cartilagens, tendões e ligamentos.

Coenzima Q10

Você já deve ter visto que alguns cremes para o rosto possuem Q10, elemento que atua como antioxidante, já que protege a estrutura das células e estimula a renovação celular.

Antioxidantes

Nesta categoria, entram várias substâncias. Os antioxidantes ajudam na batalha contra os radicais livres, e os mais comuns são o betacaroteno, a astaxantina e o licopeno.

Vitaminas B5 e B7

Ambas as vitaminas, quando ingeridas, causam impacto positivo principalmente nas unhas e cabelos, mas também na pele. A B5 ajuda a reduzir manchas e vermelhidão e a B7 dá força para unhas e cabelos crescerem.

Mix de vitaminas e minerais

A lista de nutricosméticos é imensa, mas o importante é saber que as diferentes combinações são sempre bem-vindas para um corpo mais saudável.

As vitaminas A, C e E, mais os minerais como zinco, magnésio e selênio ajudam a acelerar o metabolismo. O resultado é interessante para quem sofre de retenção de líquido e gordura localizada.

É relevante lembrar que todos esses elementos são naturais e não fazem milagre. Os produtos nutricosméticos podem ser favoráveis para complementar a sua rotina, mas lembre-se sempre que uma alimentação saudável e a hidratação aceleram o processo.

Ficou com vontade de experimentar? Confira as opções de nutricosméticos disponíveis na Panvel Farmácias e encontre os que mais têm a ver com as suas necessidades!

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

9 comments on “Nutricosméticos: conheça os suplementos da beleza”

    1. Olá, Hosanna.

      Não podemos especificar nenhum efeito colateral, pois vai depender de qual nutricosmético você consumirá e também da aceitação do seu organismo.

      Recomendamos que antes de começar a fazer uso de qualquer nutricosmético, você consulte um profissional da saúde, que poderá lhe indicar o melhor para seu objetivo, assim como sanar suas principais dúvidas 😉

      Até mais.

      Panvel, bem você!

    1. Olá, Teresa

      Que ótimo que você gostou! Continue navegando em nosso blog para mais informações sobre saúde, bem-estar e beleza 😉

  1. Olá Panvel adorei seu conteúdo !
    Para quem quer cabelos lindos e saudáveis!

    Happy Hair é o mais poderoso suplemento para tratamento
    capilar que você já viu! Agora é possível ter cabelos lindos,
    saudáveis e brilhantes sem dores de cabeças com tratamentos
    complexos e lentos.

    1. Oi, Gisele! Obrigada pelo carinho! Fica de olho em nosso site para conferir mais conteúdos em nosso blog! ?

    1. Olá, Eliane! Nós temos vários produtos indicados para todos os tipos de pele, dá uma olhadinha aqui no link e confira qual o melhor para você!

      Continue acompanhando nosso blog, estamos sempre com novidades! 💙

  2. Oi, Carla. Tudo bem? Nós recomendamos que você peça dicas a um especialista que lhe passará o tratamento especifico para o tipo de pele dele e poderá tirar melhor suas dúvidas. Continue acompanhando nosso blog, estamos sempre com novidades! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu