Blog Bem Panvel

Hidratação em casa: 4 dicas para recuperar a suavidade e o brilho dos fios

Por 
 | 
29/10/2021
4 min. de leitura

Aparência sem brilho, apagada, pouco luminosa. Um dos problemas mais recorrentes do cabelo danificado é, precisamente, a secura. E esse efeito quebradiço nos fios tende a ocorrer especialmente pela exposição a descolorantes, secadores e chapinhas.


Recuperar a vitalidade e beleza dos cabelos secos é uma tarefa que não precisa, necessariamente, ser feita no salão de beleza. "Sempre podemos fazer hidratação em casa. Nesse caso, recomendamos sempre buscar a ajuda de seu médico dermatologista e de seu cabeleireiro. Por conhecer o seu cabelo, eles poderão orientar na escolha de produtos dermatológicos e produtos cosméticos que ajudam na melhoria da qualidade dos fios", explica a dermatologista Giselle Martins, especializada em doenças de cabelo e couro cabeludo.
No cronograma capilar, a hidratação dos fios é a etapa que repõe a água e os nutrientes perdidos por meio do calor e das atividades diárias.

Na dúvida sobre por onde começar? Veja quatro passos para começar a recuperar a suavidade e o brilho dos seus cabelos:

1. Realize espaçamento entre as lavagens

Se seu cabelo está ressecado, o conselho dos especialistas é não lavá-lo diariamente. Os fios têm seu próprio mecanismo para se hidratar. Se os lavamos diariamente, eliminamos a camada de gordura que protege sua cutícula e couro cabeludo. Para secar, use a toalha apenas para retirar a umidade, evitando esfregá-la com força nos fios. Mas fique atenta: esse espaçamento não pode ser longo suficiente ao ponto de não haver a limpeza do couro cabeludo.

2. Utilize um shampoo hidratante

A hidratação pode ter início já no momento de higienização dos fios, antes mesmo do condicionador. Os shampoos hidratantes oferecem hidratação intensa, restaurando os níveis de hidratação no interior da fibra capilar.

  • O shampoo Panvel Hair Therapy Hidratação Intensa, por exemplo, tem sete poderosos óleos restauradores (Argan, Coco, Abacate, Macadâmia, Linhaça, Girassol e Oliva) que oferecem nutrição avançada para os fios.
  • Já o shampoo Panvel Vert Coco e Argan combate o ressecamento criando um filme protetor que sela as cutículas, auxiliando na penteabilidade e desembaraço e proporcionando maciez, balanço e leveza aos fios.

Conheça mais shampoos da marca Panvel que podem auxiliar no cuidados com seus cabelos.

3. O condicionador é indispensável após a lavagem

A hidratação intensa é uma das chaves para a recuperação dos fios ressecados. Essa é a etapa que ajuda a restituir a hidratação e a nutrição do cabelo. A aplicação deve ser sempre da metade dos cabelos em direção às pontas, evitando a região do couro cabeludo.

  • Uma dica para essa etapa é o condicionador Panvel Vert Queratina & Macadâmia, que proporciona aos fios uma recuperação avançada e auxilia no fortalecimento dos cabelos, recuperando os danos e diminuindo o frizz, resultando em um cabelo macio e mais resistente.

Veja também condicionadores da Panvel que são queridinhos para auxiliar no cronograma capilar.

4. Utilize máscaras capilares

Aplicar máscaras com princípios ativos hidratantes e nutritivos que cubram e reparem a cutícula é um importante passo da hidratação caseira. A frequência dessa hidratação deve considerar o nível de ressecamento dos fios. "Podemos fazer hidratação semanalmente , a cada 15 dias ou 1 vez no mês, por exemplo. Tudo dependerá do quanto de química se faz. Cabelos com luzes e alisamentos precisam fazer hidratação com mais frequência", afirma a dermato.

Giselle explica que, na maioria das vezes, a máscara deve ser usada em seguida ao shampoo. Por último, vem o condicionador. "Essa é a maneira mais corriqueira. Porém, existem máscaras finalizadoras, e neste caso sugere-se sempre seguir a orientação do fabricante no rótulo", orienta a doutora.

Se estiver na dúvida, avalie com um profissional a necessidade do seu cabelo para determinar a frequência da aplicação da máscara.

  • Já a máscara capilar Panvel Vert Queratina e Macadâmia 97,4% de ingredientes de origem natural. Proporciona uma recuperação avançada dos fios e auxilia no fortalecimento dos cabelos. É indicado para cabelos ressecados, com frizz e sem brilho, com resultados comprovados após a primeira lavagem.

Além dos produtos específicos para os fios, lembre-se de manter uma dieta equilibrada e de fazer a ingestão correta de água. A alimentação tem papel importante no processo de hidratação dos fios e vai ajudar a recuperá-los mais rápido!

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu