Blog Bem Panvel

Fios brancos: veja a dica para deixá-los bem cuidados e saudáveis

Por 
 | 
29/07/2021
4 min. de leitura

Os fios brancos estão em alta, e nunca estiveram em tantas partes. Seja no círculo de amigas, na família ou entre influenciadoras das redes sociais, você deve ter acompanhado pelo menos uma pessoa que decidiu assumir o cabelo sem coloração nos últimos meses. A beleza do cabelo branco tem sido cada vez mais exaltada por movimentos como o body positive, que estimula as pessoas a se sentirem confortáveis com o próprio corpo, sem perseguir padrões inalcançáveis.

Assim como a pele, a cor do cabelo é determinada pela melanina. O pigmento produzido pelos folículos pilosos é quem dá origem aos fios negros, castanhos, loiros ou ruivos. Com os anos, porém, estas células vão desaparecendo, dando origem aos fios brancos, que, misturados aos demais fios, dão aparência grisalha ao cabelo. É um processo que costuma começar por volta dos 35 anos em pessoas de pele branca e aos 45 em pessoas de pele negra, mas não é uma regra.

"Em geral o gatilho é genético, porém fatores ambientais como o estresse podem ser aceleradores do processo", explica a dermatologista Giselle Martins, especialista em doenças do cabelo e transplante capilar. O estresse pode ser um indício de por que pessoas com menos de 30 anos ganharam fios brancos durante a pandemia. "É importante relatar que o embranquecimento dos fios é uma coisa normal. Porém, pode ser indicativo de alguma patologia quando ocorre em faixa etárias não esperadas, como antes dos 20 anos", diz a doutora.

Aos 50 anos, é comum que a maioria das pessoas já tenha metade do cabelo branco. E exibir os fios sem coloração pode ser, além de bonito, libertador. "A cada dia, mais mulheres estão optando por não colorir os fios. Durante a pandemia de Covid-19, pelos lockdown frequentes, muitas mulheres aproveitaram o tempo de isolamento e fechamento de salões de cabeleireiros para poder fazer essa transição, que nem sempre é fácil", relata a dermato.

A especialista explica que os fios brancos tendem a ser mais ásperos, e umas das queixas mais frequentes é a dificuldade de conseguir alinhá-los, ou seja, o cabelo fica com mais frizz. "Em relação à secura dos cabelos, sabemos que a produção sebácea já não é a mesma na população de faixa etária maior, que também apresenta uma maior porcentagem de fios brancos", explica Giselle.

Porém, se engana quem acha que cabelo branco é sinal de desleixo. "Deixar de pintar parece mais fácil mas precisa manter os fios hidratados e usar produtos para não amarelar, também é um tipo de cabelo que exige cuidado maior", explica a dermato.

Fio brancos, mulher feliz com seus cabelos grisalhos

Se você já tomou a decisão ou anda pensando em aderir ao cabelo branco natural, veja as nossas dicas:

  • Use produtos específicos: é importante utilizar produtos voltados a cabelos brancos, pois foram produzidos com intuito de mantê-los brancos e não amarelados.
  • Proteja o branco: evite o contato dos fios brancos com o cloro ou até mesmo a exposição prolongada ao sol e ao frio. Use chapéus e gorros para proteger o cabelo, especialmente em temperaturas muito altas ou muito baixas.
  • Hidrate continuamente: com a queda da produção sebácea, os fios tendem a ser mais secos, opacos e com frizz. Tente manter uma agenda de hidratação semanal ou a cada dez dias.
  • Trate o amarelamento: se os fios apresentarem tendência ao amarelamento, podem ser usados shampoos de tonalidade violeta ou azul para criar efeito contrário ao amarelo. Esse uso deve ser moderado - no máximo uma vez por semana - e, se possível, aplicados misturados a outros produtos.
  • Escolha um bom corte: um corte do qual você goste e no qual se sinta confortável é importante para a sua autoestima e para o aspecto saudável dos fios. Converse com seu cabeleireiro e escolha um que contemple suas necessidades, como mais ou menos volume, fácil penteado...

Renunciar à tintura não significa, como muitos pensam, deixar de lado o cuidado com a sua imagem pessoal. Se essa é uma preocupação, você pode experimentar o período de transição e adaptação para os fios brancos ou grisalhos para experimentar novas maquiagens e até uma cartela de cores coloridas, ou cortes mais modernos no cabelo.

Se você ainda não se sente confortável para deixar de pintar os fios, tudo bem. Buscar referências em personalidades como a atriz Samara Felippo, de 42 anos, que recentemente assumiu os fios totalmente brancos, pode ajudar no processo. Com os fios brancos ou coloridos, o importante é se sentir bem e estar confortável!

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu