Blog Bem Panvel

Cuidados com a pele no inverno: dicas para a hidratação de mãos e pés

Por 
 | 
14/07/2021
3 min. de leitura

Com as temperaturas baixas do inverno, a pele costuma ficar mais ressecada, e os extremos do corpo geralmente sofrem mais. Por isso, a hidratação de mãos e pés é um dos mais importantes cuidados com a pele no inverno.

Neste post, vamos apresentar algumas dicas para manter o toque sedoso das mãos e o pisar macio dos pés na estação mais fria do ano.

6 dicas para a hidratação de mãos e pés no inverno

Antes de ir às dicas, uma observação importante. A higienização constante das mãos com álcool em gel e água e sabão contribuem bastante para o seu ressecamento.

Mas essas são medidas de prevenção a doenças fundamentais, então não deixe de tomá-las. É possível evitar o ressecamento mesmo com elas.

Agora, vamos às dicas!

1. Beba água: hidratação básica para o corpo

Beber bastante água é bom para melhorar o funcionamento de todos os nossos sistemas. No caso da pele, é uma medida básica para manter um bom nível de hidratação — é como se você estivesse hidratando de dentro para fora.

No inverno, sem calor e transpiração, dá menos sede, mas a necessidade de beber água não muda, então tenha disciplina para se hidratar mesmo quando não está com muita sede.

A quantidade ideal a ser consumida por dia varia de acordo com o peso e organismo de cada pessoa, mas você pode ter o mínimo de oito copos ou a meta de dois litros como referência.

2. Evite banhos muito quentes

Banhar-se com água em altas temperaturas é um hábito que favorece o ressecamento da pele, porque a água quente remove a sua camada natural de oleosidade.

Além de deixar a pele de mãos, pés e outras partes do corpo ressecada, o banho com água quente pode resultar em alergias e problemas inflamatórios.

3. Use produtos próprios para mãos e pés

É claro que uma das principais medidas para evitar que a pele fique ressecada no inverno é usar cremes hidratantes.

A dica aqui é atentar para o fato de que a pele das mãos e pés tem características distintas do resto do corpo e, por isso, demanda o uso de produtos específicos.

Nos pés, aplique o hidratante pelo menos uma vez ao dia — depois do banho é um bom momento. Nas mãos, o ideal é ter sempre um tubinho de creme hidratante para as mãos e usar várias vezes ao dia.

4. Entenda seu tipo de pele

Existem produtos que, por conta de sua composição, funcionam melhor em determinados tipos de pele.

Se a sua pele já é naturalmente mais ressecada, hidratantes com ureia, ácido lático e manteigas corporais mais densas são ideais. Já quem tem a pele mais oleosa deve apostar em cremes de rápida absorção.

5. Esfolie periodicamente

A esfoliação é um processo que ajuda a manter a pele jovem, removendo as células mortas e ativando a circulação.

Isso não precisa ser feito diariamente, mas é interessante esfoliar mãos e pés uma ou duas vezes por semana — há produtos próprios para isso.

6. Proteja-se do sol, do frio e da umidade

O frio, especialmente aliado ao vento, é o principal causador do ressecamento na pele no inverno. Mas o sol também ajuda. Quando estiver na rua, um par de luvas protege de ambos.

Se não estiver frio a ponto de usar luvas, aplique um hidratante com FPS para proteger da radiação ultravioleta.

Quanto aos pés, no inverno já costumamos usar calçados fechados, então o problema é outro: a umidade, que pode levar a infecções fúngicas. A dica é evitar usar sempre o mesmo sapato e apostar em sprays e talcos próprios para calçados.

Conheça os produtos da Panvel e cuide de suas mãos e pés

A Panvel tem uma categoria completa com produtos especiais para mãos e pés. Tem esmaltes, cremes, antissépticos, esfoliantes e muito mais. Navegue e confira!

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

2 comments on “Cuidados com a pele no inverno: dicas para a hidratação de mãos e pés”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu