Blog Bem Panvel

Cuidados com a pele masculina: veja os cuidados com o seu rosto

Por 
 | 
17/06/2021
6 min. de leitura

Qual foi a última vez que você cuidou da pele do seu rosto? Uma das regiões mais delicadas do corpo, o rosto é, também, a que mais precisa de atenção. Até aqui, nenhuma novidade. A gente até sabe que precisa cuidar, o difícil, às vezes, é colocar em prática, não é?

Pra dar um empurrãozinho, preparamos algumas dicas simples e práticas para você começar a cuidar de si e perceber como alguns minutinhos do seu dia podem fazer a diferença em como você se sente. Estamos falando de aparência, mas também de bem-estar: afinal, quem gosta de sentir a pele escamosa ou pinicando?

Antes de passar para as dicas, precisamos explicar que a pele do homem é regulada principalmente pelo hormônio conhecido como testosterona, o que influencia em sua estrutura e textura: ela é, geralmente, mais grossa do que a pele da mulher. Uma vantagem da pele masculina é a maior quantidade de colágeno, um reservatório de umidade natural que proporciona mais elasticidade e firmeza.

Porém, é devido à testosterona que as glândulas sebáceas guardam mais oleosidade no rosto dos homens, aumentando a propensão ao desenvolvimento de acne ou imperfeições. Mas se você é do time que já foge do assunto só de pensar em ter de passar algum creme, saiba  que os cuidados vão além da estética. É uma questão de saúde!

"Uma pele masculina bem cuidada reflete mais do que puramente vaidade. É através dela que nos comunicamos com o mundo, pois faz parte da primeira impressão e está presente em nosso contato interpessoal. Hoje em dia,  o homem não tem mais vergonha de corrigir pequenas imperfeições, cuidar da pele e se manter mais jovem, melhorando sua autoestima, o que reflete nas conquistas amorosas, carreira e qualidade de vida", explica o dermatologista André Adriano.

O dermato complementa com uma dica:  "Atualmente, há diversos filtros solares com ação anti-idade. Além de proteger e prevenir o câncer da pele, acaba que já retarda um pouco os sinais do envelhecimento".

Já são motivos suficientes para cuidar da pele, não é? E nem falamos, ainda, do contato da lâmina de barbear sobre a pele, que provoca irritação e ressecamento da pele do rosto dos homens.

Vamos às dicas?

1. Descubra o seu tipo de pele

Antes de usar qualquer produto, é preciso saber qual tipo de pele é o seu. Isso vai facilitar a escolha de produtos específicos para conseguir os objetivos esperados. Para facilitar, elaboramos um breve descritivo dos tipos de pele mais comuns entre os homens. Mesmo que você consiga identificar sozinho qual o seu tipo, considere fazer uma visita ao dermatologista. Ele vai fazer o diagnóstico correto e indicar produtos certeiros para as necessidades da sua pele. 

  • Pele oleosa: o excesso de produção de sebo deixa os poros aparentes, especialmente no nariz. A "zona T", região da testa, nariz e queixo, costuma estar brilhante.
  • Pele mista: com algumas regiões secas e outras oleosas, é o tipo de pele que requer maior cuidado. Quem tem esse tipo de pele costuma apresentar a testa, nariz e queixo oleosos, e as bochechas ressecadas e até rosadas.  
  • Pele normal: o equilíbrio entre elementos, boa hidratação e poros pouco perceptíveis são as principais características desse tipo de pele, facilitando seu cuidado no dia a dia. 
  • Pele seca: a baixa presença de lipídios na barreira de proteção da pele a torna seca e com pouca elasticidade, deixando mais evidentes os sinais como rugas e linhas de expressão. 

2. Lave-a pela manhã e antes de dormir 

A limpeza com um sabonete específico para seu tipo de pele elimina oleosidade e restos de sujeira. Como a pele masculina costuma ser mais oleosa, o excesso de oleosidade pode aderir à pele, bloqueando os poros. Um passo que colabora tanto para a saúde da sua pele quanto para que os demais produtos da rotina de cuidados sejam efetivos. Uma limpeza profunda a deixará mais saudável e suave, preparando-a, também para o momento de se barbear.

Cuidados com a pele masculina, homem lava o rosto pela manhã

3. Previna o envelhecimento

O uso de antioxidantes diminui a ação dos radicais livres nas células, ou seja, torna o envelhecimento mais lento. "Já na faixa etária dos 20 anos, acho muito interessante colocar algum produto com ação antioxidante na sua rotina de cuidados com a pele, o skincare. Esse uso deve ser feito preferencialmente pela manhã (antes do filtro solar), porque é durante o dia que nos expomos mais à poluição, radiação e afins. É bom frisar que eles não substituem o uso do filtro solar: se complementam. O veículo utilizado vai depender do tipo de pele de cada um, para aqueles de pele oleosa, um sérum é melhor, já os que precisam de hidratação maior, devem optar por creme", explica o dermato André.

4. Faça a hidratação

Manter a pele masculina hidratada e nutrida ajuda a atrasar o aparecimento das linhas de expressão e a manter a elasticidade e a luminosidade. Se você descuidar da hidratação, os poros estão mais suscetíveis a se abrir, além da aparição de rugas e perda de suavidade, luminosidade e uniformidade. Assim como os demais produtos, procure aqueles adequados para o seu tipo de pele.

5. Cremes e loções de barbear são aliados

Se você se barbeia diariamente ou várias vezes na semana, use creme de barbear e loção pós-barba para diminuir a irritação do contato da lâmina com a pele. Espumas de barbear com fórmulas nutritivas aderem ao pelo e permitem um efeito mais suave e preciso sem ressecar a pele masculina. Considere que barbear-se todos os dias pode ser nocivo, pois a pele precisa de um período de descanso. Por isso, o ideal é respeitar intervalos de 48 horas.

Cuidados com a pele masculina, homem cuida da barba

6. Aplique filtro solar

Eis um cuidado que boa parte dos homens simplesmente ignora. A proteção contra o sol evita os efeitos nocivos e a aparição de manchas e rugas - além de proteger contra o câncer de pele. Se quiser simplificar, pode buscar por produtos dois em um, que oferecem a proteção solar junto à hidratação ou à ação anti-idade. Ainda que os efeitos da falta do protetor solar sejam mais visíveis no verão, este produto deve ser usado durante todo o ano, incluindo o inverno, e até em ambientes internos, para proteção da luz artificial. Se estiver exposto ao sol, reaplique o filtro a cada três horas.

Cosméticos para homens x cosméticos para mulheres

E sobre os produtos, o que utilizar? Homens e mulheres podem, sim, usar as mesmas fórmulas ou cosméticos, desde que sejam personalizados. Apesar das diferenças, as peles masculina e feminina podem ter as mesmas necessidades (como ter o mesmo tipo de pele, idade ou problemas). Por isso, os cuidados devem ser tomados e os ativos podem ser os mesmos tanto para eles quanto para elas.

O doutor André observa que os homens geralmente gostam de mais praticidade, dando preferência aos produtos que ele chama de “coringas” - por unir, por exemplo, ações como as antioxidantes, antirrugas e filtro solar. Porém, a nova geração já desenvolveu gosto pelo passo a passo de skincare. "Então, muitos produtos podem ser utilizados tanto por homens quanto mulheres. Geralmente, por a maioria dos homens ter pele oleosa, as texturas dos produtos diferem – além do aroma e das embalagens. As mulheres costumam gostar de embalagens mais chamativas e com um cheiro mais doce, diferentemente dos homens", explica o dermato.

O mais importante, sempre, é conhecer a sua pele, consultar um dermatologista e utilizar produtos de qualidade, lembrando do filtro solar como um dos principais produtos para manter a saúde e a beleza da sua pele!

E aí, gostou das dicas? Deixe seu comentário e compartilhe com amigos e familiares.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

One comment on “Cuidados com a pele masculina: veja os cuidados com o seu rosto”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu